segunda-feira, 29 de Abril de 2024  04:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-02-2005

Prevenção das queimaduras


Bustos

Realizou-se, no dia 14 de Fevereiro, na Sala de Assembleia da Junta de Freguesia de Bustos, a palestra «Prevenção de Queimaduras», dinamizada por Cruzeiro, cirurgião plástico, responsável pela Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Esta foi a segunda de um ciclo de palestras sobre Saúde, que a equipa pedagógica do Curso do 2º Ciclo do Ensino Recorrente de Bustos está a proporcionar aos formandos deste curso, estendendo-se, no entanto, à comunidade em geral.

A abrir esta sessão estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Pereira e a Coordenadora Concelhia do Ensino Recorrente, professora Natércia Martins, que se congratularam, mais uma vez, com a importância da realização deste tipo de eventos no ensino de adultos.

Celso Cruzeiro iniciou a palestra, apresentando dados estatísticos: a grande percentagem das queimaduras ocorre em acidentes domésticos com crianças entre os 0 e 4 anos e com idosos . O perigo está por isso presente no nosso dia a dia : com as lareiras, braseiras, líquidos corrosivos, pesticidas ? As sequelas destes acidentes são, muitas vezes, definitivas, arrastando graves prejuízos económico-sociais que poderiam ser evitados se houvessem hábitos de prevenção.

Dando resposta às inúmeras questões, suscitadas pelos formandos, esclareceu que a água é a melhor solução para o tratamento imediato das queimaduras e que, se há umas queimaduras que curam espontaneamente -1º e 2º graus-, outras requerem, pela sua gravidade e profundidade, tratamento cirúrgico.

Membro fundador da Associação dos Amigos dos Queimados, divulgou os objectivos e algumas das iniciativas desenvolvidas por esta instituição em prol dos queimados( página na Internet: www.aaq.pt ).

No final era visível o agrado da equipa pedagógica, afirmando que o esforço adicional que têm na organização destes eventos é sempre recompensado pela qualidade dos oradores convidados e pelos formandos - «uma turma receptiva que adere com muito entusiasmo a todas as actividades propostas». A todos os presentes foi entregue um certificado de participação.

A equipa pedagógica quer dirigir mais uma vez os seus agradecimentos às entidades e particulares que continuam a colaborar de forma muito generosa na realização deste ciclo de palestras (médicos dos H.U.C., Presidente da Junta de Freguesia e Hiliodora Pinho) e acrescentar a esta lista o Sindicato dos Professores da Região Centro e a agência de Águeda do Banco Montepio Geral pela oferta de material de apoio.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®